Neste sábado, dia 9, a Comunidade Católica Shalom completa 29 anos de fundação. Uma celebração eucarística no Centro de Evangelização da Paz, em Fortaleza, às 19h, marcará a data.
Tudo começou com uma inspiração: criar uma lanchonete para atrair os jovens que, de modo algum, aceitariam convite para participar de uma missa ou retiro mas dificilmente se recusariam ao apelo para comer um sanduiche e tomar um refrigerante.Deste modo no dia 9 de julho de 1982 estava sendo inaugurada a lanchonete do Senhor com a presença, bênção e incentivo do cardeal Aloísio Lorscheider. Para a época uma grande novidade pois lanchonete naquele estilo contava-se nos dedos.
A inspiração tomou forma, atraiu jovens, famílias e crianças. Outras ações inovadoras foram surgindo e o anúncio do evangelho tornando-se mais atraente. Alguns membros escolheram deixar seus planos pessoais para viverem como missionários, outros conciliam a vida secular e compromissos na Comunidade. Existem também os chamados amigos do Shalom e aqueles que são participantes ativos dos eventos.
Em 2007 a Comunidade genuinamente cearense foi reconhecida como Associação Internacional de Fieis pela Sé Romana. As palavras de Bento XVI à instituição reunida na Praça de são Pedro foi “sede uma igreja missionária”.
A Comunidade Shalom está presente em 63 cidades, sendo 38 no Brasil e 25 no exterior. Uma das missões mais recentes é em Utrecht na Holanda e Setubal em Portugal. Também existe missão do “Shalom” em Israel, no Oriente Médio e no continente Africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário